Melhorar o fluxo de caixa do consultório médico possibilita controlar todas as movimentações financeiras com agilidade e aumentar o resultado financeiro sem perder tempo. Na área da saúde, é essencial gerenciar bem os processos financeiros de clínicas, consultórios, hospitais e outras instituições para evitar desequilíbrios no fluxo de caixa.
Primeiramente, faça as seguintes perguntas: Você tem controlado bem o fluxo de caixa da sua empresa? Registra as entradas e saídas de dinheiro em uma planilha? Consegue tomar decisões assertivas com base nos registros financeiros?
O que é fluxo de caixa?
É uma ferramenta que monitora todas as movimentações financeiras de um negócio. Por meio de uma visualização diária, semanal ou mensal, é possível entender o fluxo financeiro do consultório médico.
Desse modo além de servir como um registro de todo dinheiro que entra e sai da empresa, o fluxo de caixa é essencial para a tomada de decisões.
Importância do fluxo de caixa para consultórios médicos
Falando especificamente de clínicas e consultórios, a produção médica nem sempre reflete o que entra efetivamente no caixa. O valor dos atendimentos realizados em um mês pode não ser igual ao valor efetivamente recebido. Isso acontece porque, em casos de atendimento por planos de saúde, o recebimento ocorre de 60 a 90 dias depois. Se o atendimento foi particular, pagamentos em cartão de crédito podem entrar após 30 dias ou, em caso de parcelamento, ao longo de um ano.
Agora que você compreende a importância de um fluxo de caixa, veja como melhorá-lo na prática.
Registre as movimentações financeiras diariamente
Faça do fluxo de caixa um hábito diário no seu consultório. Registre todas as movimentações financeiras, como entradas e saídas, no momento em que ocorrerem. Isso garante registros sempre atualizados.
Faça provisionamentos do fluxo de caixa
Identifique as despesas recorrentes do consultório, como pagamento de funcionários, contas de água, luz e internet. Para que reserve parte da receita para essas contas e crie uma reserva financeira afim de cobrir, pelo menos, três meses de despesas, caso ocorra algum imprevisto no futuro.
Separe as contas pessoais e as contas do consultório médico
Separar as contas pessoais (pessoa física) das contas da empresa (pessoa jurídica) é fundamental para ter um fluxo de caixa organizado. Ainda que como profissional autônomo, é necessário separar suas finanças pessoais para entender a realidade financeira do consultório.
Por fim conte com a gestão contábil e tributária de um profissional especializado
A Domínio Contábil cuida de todo o processo de abertura da sua empresa para mantê-la regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia, permitindo que você economize tempo e dinheiro. Oferecemos uma contabilidade completa, disponível na palma da sua mão, 24 horas por dia, por meio de um aplicativo ou plataforma web, oferecendo tudo o que você precisa.
Alcance o sucesso em sua clínica médica com mais controle financeiro. Aprenda a otimizar o fluxo de caixa na área da saúde e tome decisões estratégicas com base em registros precisos. Conte com a Domínio Contábil como parceira para cuidar das questões contábeis e foque no crescimento do seu negócio na área da saúde.
Saiba mais sobre contabilidade clicando aqui!