Auditoria
µ Departamento responsável por avaliar e prestar ajuda a alta Administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas.
Rotinas em suas áreas de atuação, tais como:
¬ Revisão Contábil: É um procedimento de Auditoria, o qual compreende no exame de documentos, registros e demonstrações contábeis, sob o aspecto técnico e aritmético, a fim de descobrir irregularidades, Erros e Fraudes;
¬ Auditoria Contábil: Compreende no exame de documentos, livros contábeis, registros, inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada.
¬ Auditoria de Demonstrações Financeiras: Consiste na conferência sistemática e rigorosa das contas numa organização, a fim de verificar a consistência das demonstrações de resultados especificada no livro contábil.
¬ Auditoria Fiscal e ou Tributária: É voltada para análise do correto cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes.
¬ Auditoria de Sistemas: Atividade independente que tem como missão avaliar a adequação das tecnologias e sistemas de informação utilizados na organização. O auditor de sistemas verifica a eficácia dos controles e procedimentos de segurança existentes, a eficiência dos processos em uso, a correta utilização dos recursos disponíveis, assessorando a administração na elaboração de planos e definição de metas, colaborando no aperfeiçoamento dos controles internos, apontando deficiências e irregularidades que possam comprometer a segurança e o desempenho organizacional.
|